Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Evidência de que a fé é afirmação verbal - Qual é o status dos profetas no Islam? - O que se entende por homens estarem encarregados por mulheres - Fatores de firmeza no Islam - A orientação está nas mãos de Allah - Condições de adoração no Islam - Como Aumentar Seu Amor pelo Profeta Muhammad - Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah - Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento? - Como os livros das ações serão distribuídos - Deveres de um muçulmano para com um não-muçulmano - Como ele deve administrar sua riqueza - Condições para a du’aa ser aceita por Allah - Posicionamento do Islam em relação a outras religiões - Regra sobre o casamento plural e suas condições -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Livro: As Relações Íntimas Na Visão Islâmica
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos


A PUNIÇÃO NO ISLAM, UM MEIO DE EDUCAÇÃO E EDIFICAÇÃO


 

A punição no sistema islâmico é um dos meios, utilizados pelo Islam para salvaguardar a sociedade das calamidades da transgressão e da perversão, para educar e amedrontar o autor do crime quanto à sua prática, punindo o criminoso e coibindo o crime.

O Islam, como já citamos, estipula leis, regras, procedimentos preventivos, radicais e educacionais, que se coadunam com a natureza de todas as pessoas, para salvaguardar a sociedade e o individuo dos vários crimes e dos atentados criminosos.

Para algumas pessoas é suficientes o conselho e a admoestação; para outros, são necessárias repressões e censuras; para outros ainda, são necessários castigos restritivos e punições repressivas.

O castigo é uma prevenção contra o ato que gera restrição, ou seja, ter ciência do castigo, veda a prática do ato, e sua aplicação veda a reincidência.

Almawdudi diz:

“Os limites são restrições que Deus estipulou para evitar a prática do ilícito e instituir a prática do licito, devido ao prevalecimento natural do domínio dos desejos que desviam a atenção do individuo sobre as ameaças da outra vida, com o prazer imediato. Deus estipulou o que restringe a ignorância, prevenindo contra a punição e amedrontando contra o escândalo, para que o que Ele proibiu seja ilícito e o que liberou seja lícito, sendo mais vantajoso e mais completo”.

A natureza das punições islâmicas e sua adaptação ao tipo de crime a ele estipulada têm uma importância extraordinária na ocorrência de traços psíquicos para prevenir contra a prática do crime.

O Islam, ao estabelecer o tipo de punição, se preocupa com a proteção da moral. Essa preocupação gera uma base quando é estabelecida. Esta é a base de divergência no ponto de vista do Islam e de todos os códigos regulares quanto ao crime. Estes códigos negligenciam os problemas morais quase por completo. Eles não punem o adultério, por exemplo, a não ser por estupro, com o sentido de que a fornicação, na ótica dos códigos regulares, não é um crime em si, mas está no estupro ou na cobrança por ele. Se acontecer com a anuência de ambas as partes, e sem remuneração, não há mal nele. Esses mesmos códigos não punem que ingere bebida alcoólica ou bebedeira em si. Eles punem o ébrio quando sai, para a rua, completamente bêbado, pondo as outras pessoas em perigo.

O professor Abdel Kader Auda diz:

“O problema da negligencia das leis regulares quanto à moral é que essas leis não se baseiam na religião, mas nos fatos, nos costumes e nas tradições. As regras legislaticas seculares são instituídas com pessoas em destaque na sociedade, juntamente com os governantes, tendo a influencia de suas aspirações, suas fraquezas humanas e suas propensões naturais para se livrar das correntes. . .A mesmo tempo, essas leis estão sujeitas a mudanças e substituições, de acordo com as tendências dos governantes de cada grupo. Era natural que as leis seculares negligenciassem os problemas morais paulatinamente, chegando o tempo da permissividade ser a regra geral e os valores morais a excessão. Parece que o países que adotam as leis seculares já alcançaram esse estagio.”

Hierarquia do Artigo:
Artigos Sistemas no Islã Livro: As Relações Íntimas Na Visão Islâmica


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2023

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo