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Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos)
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Todos os louvores são para Allah.

Qadar significa que Allah decretou tudo o que acontece no universo de acordo com o Seu conhecimento prévio e os ditames de Sua sabedoria.

A crença em al-Qadar inclui quatro coisas:

1 - A crença de que Allah sabe todas as coisas, em geral e em detalhes, por toda eternidade, se isso tem a ver com Suas ações ou as ações de Seus servos.

2 - A crença de que Allah escreveu isso em al-Lawh al-Mahfuz (o Livro dos Decretos, ou a tábua preservada).

Quanto a estes dois assuntos, Allah diz (interpretação do significado):

"Não sabias que Allah sabe o que há no céu e na terra? Por certo, isso está em um Livro (al-lawh al-mahfuz). Por certo, isso é fácil para Allah."

[al-Hajj 22:70]

Em Sahih Muslim (2653) é narrado que 'Abd-Allah ibn 'Amr ibn al-'Aas, que Allah esteja satisfeito com ele, disse: Ouvi o Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, dizer: "Allah escreveu os decretos da criação cinquenta mil anos antes d’Ele criar os céus e a terra."

E o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: "A primeira coisa que Allah criou foi a Caneta, e Ele disse: "Escreve!" Isto disse: "Ó Senhor, o que devo escrever?" Ele disse: "Anota os decretos de todas as coisas até a Hora chegar." Narrado por Abu Dawud, 4700; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.

3 - A crença de que o que quer que aconteça só acontece pela vontade de Allah – se isso tem a ver com Suas ações ou as ações dos seres criados.

Allah fala sobre suas ações (interpretação do significado):

"E teu Senhor cria o que quer, e escolhe o que quer"

[Al-Qasas 28:69]

"E Allah faz o que quer"

[Ibraaim 14:27]

"Ele é Quem, vos configura, nas matrizes, como quer."

[Aal 'Imraan 3:6]

E diz sobre as ações dos seres criados (interpretação do significado):

"E, se Allah quisesse, haver-lhes-ia dado poder sobre vós, e eles vos haveriam combatido."

[al-Nissa 4:90]

"Se teu Senhor quisesse, não o fariam."

[al-An'aam 6:112]

Todos os eventos, ações e acontecimentos ocorrem apenas pela vontade de Allah. O que quer que seja que Allah queira, acontece e o Ele não queira, não acontece.

4 - A crença de que todas as coisas que acontecem são criadas por Allah em sua essência, seus atributos e seus movimentos.

Allah diz (interpretação do significado):

"Allah é O Criador de todas as cousas. E Ele, sobre todas as cousas, é Patrono."

[al-Zumar 39:62]

"Que criou todas as cousas e determinou-as na justa medida."

[al-Furqaan 25:2]

E Allah nos diz que o Profeta de Allah, Ibrahim, que a paz esteja sobre ele, disse ao seu povo:

"Enquanto Allah vos criou e ao que fazeis?"

[al-Saaffaat 37:96 – interpretação do significado]

Se uma pessoa acredita em todas essas coisas, ela acredita corretamente na vontade e decreto divinos (al-qadar).

A crença em al-qadar, como descrevemos acima, não contradiz a ideia de que uma pessoa tem livre arbítrio em relação às ações às quais ela tem livre escolha. Ela pode optar se deve ou não fazer as coisas que pode fazer, dentre atos de adoração ou ações pecaminosas. A shari’ah e a vida real indicam que as pessoas têm essa vontade.

Com relação à shari’ah, Allah diz sobre a vontade do homem (interpretação do significado):

"Esse será o verdadeiro dia. Então, quem quiser, tomará retorno a seu Senhor."

[al-Naba' 78:39]

"Então, achegai-vos a vosso campo lavrado, como e quando quiserdes."

[al-Baqarah 2:223]

E diz sobre a habilidade do homem (interpretação do significado):

"Então, temei a Allah quanto puderdes."

[al-Taghaabun 64:16]

"Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade. A ela, o que logrou de bom e, contra ela, o que cometeu de mau."

[al-Baqarah 2:286]

Esses versículos confirmam que o homem tem vontade e capacidade para fazer o que quer e não fazer o que não quer.

No que diz respeito à vida real, todos sabem que uma pessoa tem vontade e capacidade de fazer o que quer e não fazer o que não quer. E ela pode distinguir entre as coisas que acontecem quando quer, como, por exemplo, caminhar, e aquilo que acontece sem que ela queira, tal como tremores. Mas a vontade e a habilidade do homem estão sujeitas à vontade e ao decreto de Allah, porque Allah diz (interpretação do significado):

"Para quem, dentre vós, queira ser reto. Mas não o querereis, a não ser que Allah, O Senhor dos mundos, o queira.”

[al-Takwir 81:28-29]

Mas o universo inteiro é o domínio de Allah, e nada pode acontecer no Seu domínio sem o Seu conhecimento e vontade.

E Allah sabe melhor.

Consulte Risaalat Sharh Usul al-Imaan por Shaikh Ibn ‘Uthaimin.

 

https://islamqa.info/pt/answers/34732/significado-da-crenca-em-al-qadar-a-vontade-e-o-decreto-divinos

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