Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Evidência de que a fé é afirmação verbal - Qual é o status dos profetas no Islam? - O que se entende por homens estarem encarregados por mulheres - Fatores de firmeza no Islam - A orientação está nas mãos de Allah - Condições de adoração no Islam - Como Aumentar Seu Amor pelo Profeta Muhammad - Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah - Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento? - Como os livros das ações serão distribuídos - Deveres de um muçulmano para com um não-muçulmano - Como ele deve administrar sua riqueza - Condições para a du’aa ser aceita por Allah - Posicionamento do Islam em relação a outras religiões - Regra sobre o casamento plural e suas condições -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Ramadã e Jejum (parte 2 de 2)
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
Descrição: Na Noite do Decreto tudo que acontecerá até o próximo ano é decidido por Deus Todo-Poderoso, fazendo dela uma noite de pedidos sinceros e oração a Deus.  Outros atos de adoração no Ramadã incluem a reclusão em uma mesquita, ajudar os pobres e visitar Meca.
Por Dr. M. Amir Ali (editado por IslamReligion.com)
Publicado em 14 Sep 2009 - Última modificação em 14 Sep 2009

Visualizado: 908 (média diária: 3) - Classificação: 5 de 5 - Classificado por: 1
Impresso: 52 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Adoração e Prática > Os Cinco Pilares do Islã e Outros Atos de Adoração

Laylat al-Qadr

Essa é a noite de Qadr.  O termo Al-Qadr tem sido traduzido como “o poder”.  Uma tradução melhor pode ser “o valor” ou “o decreto” porque Deus diz que o valor dessa noite é maior do que o de mil meses, uma vida de mais de oitenta e três anos!  Deus envia Seus decretos nessa noite.  É a noite no qual o Alcorão foi revelado pela primeira vez no tempo do Profeta Muhammad.  Deus diz no Alcorão:

“Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto.  E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens.  (Ela) é paz, até ao romper da aurora!” (Alcorão 97:1-5)

A Noite do Decreto é um presente de Deus para a humanidade.  Entretanto, não está claro qual noite é Laylat al-Qadr. Alguns relatos dos companheiros do Profeta fazem alusão de seria a vigésima sétima noite do mês de Ramadã, mas muitos ditos mais apontam para qualquer uma das noites ímpares durante a terça parte final do mês de Ramadã.  De acordo com ensinamentos autênticos do Profeta Muhammad, que Deus o louve, os muçulmanos são aconselhados a passarem a vigésima primeira, vigésima terceira, vigésima quinta, vigésima sétima e vigésima nona noites de Ramadã em adoração e fazendo boas obras para se assegurarem de encontrar a Laylat al-Qadr. Uma parte dos muçulmanos fica acordada a noite toda em orações e boas obras, mas o Profeta e seus companheiros costumavam dormir pelo menos um terço da noite.

Em alguns países muçulmanos a vigésima sétima noite de Ramadã é um feriado para permitir que as pessoas descansem durante o dia depois de uma noite inteira de adoração.[1] As escolas fecham de 27 de Ramadã até 2 de Shawal (5 a 6 dias) para combinar as observâncias de Laylat al-Qadr e Eid al-Fitr (uma celebração islâmica que começa com o fim do Ramadã).

I’tekaf ou Reclusão

A prática do Profeta Muhammad era passar os últimos dez dias e noites de Ramadã em uma mesquita.  Seguindo a prática dele, é considerado um ato de adoração ficar em reclusão em uma mesquita da vizinhança.  Pessoas reclusas passam seu tempo em várias formas de dhikr (lembrança de Deus), como realizar orações extras, recitação e estudo do Alcorão, estudo dos Hadiths (ditos do Profeta Muhammad) e exortação mútua a fazer o bem através da obediência a Deus e Seu Mensageiro.  Como as pessoas reclusas não têm permissão para saírem da mesquita exceto para emergências, elas dormem na mesquita e usam suas instalações disponíveis.

A comida para as pessoas reclusas é fornecida por seus próprios familiares ou pelas pessoas na comunidade.  A reclusão termina, geralmente, com a declaração de que a lua foi avistada ou no fim do mês de Ramadã.  Para pessoas ocupadas é permitida uma versão mais curta de reclusão, como uma noite, um dia ou uns poucos dias.

Sadaqat al-Fitr

Em geral, qualquer ajuda material fornecida aos pobres, necessitados e aqueles que pedem e merecem é chamada de Sadaca.   Sadaqat al-Fitr, que também é chamada de Zakat al-Fitr, é a ajuda material obrigatória fornecida aos pobres da sociedade antes das orações do Eid, dada de preferência com antecedência suficiente para os pobres se prepararem para a celebração. Na América do Norte a quantia estimada de US$ 5 a US$ 8 de alimento não perecível (como arroz) deve ser dada em nome de cada membro da família do doador, incluindo bebês.

Eid al-Fitr

O fim do mês de jejum é celebrado em 1 de Shawal, o décimo mês, que vem depois do Ramadã.  No vigésimo nono dia de Ramadã após o pôr do sol, as pessoas saem procurando por uma nova crescente no horizonte ocidental onde o sol se põe.  Se o crescente é avistado, é declarado o fim do Ramadã.   Se o crescente não é avistado, o Ramadã é estendido em mais um dia.

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Ramadã e Jejum (parte 2 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2023

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo