Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Evidência de que a fé é afirmação verbal - Qual é o status dos profetas no Islam? - O que se entende por homens estarem encarregados por mulheres - Fatores de firmeza no Islam - A orientação está nas mãos de Allah - Condições de adoração no Islam - Como Aumentar Seu Amor pelo Profeta Muhammad - Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah - Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento? - Como os livros das ações serão distribuídos - Deveres de um muçulmano para com um não-muçulmano - Como ele deve administrar sua riqueza - Condições para a du’aa ser aceita por Allah - Posicionamento do Islam em relação a outras religiões - Regra sobre o casamento plural e suas condições -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Ramadan - Regras e Virtudes
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
O Jejum do Mês de Ramadhan – Regras e Virtudes

Sheikh Ahmad Osman Mazlum
Revisão: Sheikh Taleb Jomaa


Introdução
Louvado seja Allah, Senhor do Universo. E que a benção w a paz de Allah estejam dobre o Profeta Muhammad (S), sobre os seus irmãos Profetas e Mensageiros e sobre os discípulos de todos eles.

O Islam tem bases e pilares, sobre os quais se edifica e sem os quais desmoronam. Estes pilares são: os dois testemunhos,o salat, o zakat, o jejum e o hajj.

Portanto, o jejum é uma parte imprescindível na construção da personalidade do muçulmano, é o retrato da sinceridade na adoração, no preparo para o sacrifício e no abandono dos impulsos e desejos do corpo para a satisfação de Allah, o Altíssimo.

O mês de Ramadhan, no qual foi revelado o Alcorão, é a época do jejum, e, cada um deles – o jejum e o mês de Ramadhan - tem suas regras, educação e virtudes.

Rogamos a Allah que tenha nos concedido sucesso na explicação de alguns desses aspectos do jejum e do mês de Ramadhan em língua portuguesa; esperamos que nossas ações sejam aceitas; e O rogamos para que beneficie quem escreveu este pequeno resumo, quem o leu e quem contribuiu financeiramente para sua impressão.

A paz de Allah esteja convosco.

Sheikh Taleb Jomaa
Imam do CCBI de Foz do Iguaçu



O jejum é uma adoração que carrega inúmeros benefícios para o individuo e para a sociedade, por isso Deus concede e estabelece esta adoração para os crentes n’Ele e na Última de Suas Revelações, o Alcorão Sagrado.

Ramadhan é uma ocasião especial, uma escola onde aprendemos a elevar o nível de nossa fé, aumentamos a nossa capacidade de cumprimentos das adorações e nos firmamos na boa conduta. Estas são algumas das missões do jejum, que devem ser mantidas depois deste mês glorioso...

Visando um conhecimento melhor da nossa adoração, apresentamos a seguir um resumo geral da importância e regras do jejum, rogando a Allah que nos oriente e nos faça aproveitar a ocasião do mês de Ramadhan para alcançar a Sua misericórdia.

Este é um simples resumo. Para o esclarecimento de outras dúvidas, favor entrar em contato com a mesquita de sua cidade.

1.A identificação do jejum

O jejum é abster-se do alimento, bebida e outros anulantes do jejum desde a alvorada até o por do sol, com intenção específica.

2.O incentivo e a virtude de se jejuar o mês de Ramadhan
O Profeta Muhammad (S) disse:

“O jejum e o Alcorão intercederão pelo crente no dia do juízo. Dirá o jejum: Senhor meu, eu o provei dos prazeres e do alimento durante o dia, por isso, permita-me interceder por ele. E dirá o Alcorão: Eu o privei do sono durante a noite. Por isso, permita-me interceder por ele. E então intercederão” (relatado por Ahmad).

“Quem jejuar o mês de Ramadhan e conhecer os seus limites e se preservar do que deve se preservar lhes serão expiados os erros que antecederam” (relatado por Ahmed e Al Baihaqi)

“A uma pessoa que jejuar o mês de Ramadhan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas” (narrado por Al Bukhári e Musslim)

“Quando chega o mês de Ramadhan abrem-se as portas do paraíso e se fecham as portas do inferno e os demônios permanecem acorrentados” (relatado por Al Bukhari e Musslim)

“Quem quebrar o jejum de um dia do mês de Ramadhan, sem razão nem doença que o permita fazê-lo,jamais poderá repor este dia mesmo que jejue a vida inteira” (relatado por Al Bukhári)

3.A quem é obrigatório o jejum de Ramadhan?
É obrigatório o jejum de Ramadhan a todo muçulmano, mental e fisicamente capaz e responsável (que atingiu a idade da puberdade), exceto quem é ordenado a quebrar o jejum, como a mulher no ciclo menstrual ou no período pós – parto, doente ou viajante. Mesmo não lhes sendo obrigatório o jejum, é aconselhável acostumar as crianças a jejuar a partir dos sete anos se forem capazes.

4.O estabelecimento do jejum como adoração
Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Ramadan - Regras e Virtudes


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2023

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo