Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Evidência de que a fé é afirmação verbal - Qual é o status dos profetas no Islam? - O que se entende por homens estarem encarregados por mulheres - Fatores de firmeza no Islam - A orientação está nas mãos de Allah - Condições de adoração no Islam - Como Aumentar Seu Amor pelo Profeta Muhammad - Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah - Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento? - Como os livros das ações serão distribuídos - Deveres de um muçulmano para com um não-muçulmano - Como ele deve administrar sua riqueza - Condições para a du’aa ser aceita por Allah - Posicionamento do Islam em relação a outras religiões - Regra sobre o casamento plural e suas condições -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Que Ramadan é o seu?
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
1 – A esperança das pessoas antes de Ramadan. 2 - Alguns méritos de Ramadan. 3 - Dos frutos de Ramadan. 4 - Tipos de pessoas na recepção de Ramadan. 5 – Como devemos estar em Ramadan. 6 – Ramadan, uma oportunidade verdadeira para a mudança.


Louvado seja Allah, Senhor do Universo. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah e presto testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Allah. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, aos seus familiares, aos seus companheiros e aos seus seguidores até o dia do Juízo.

Uma vez que pensamos em aproveitar a oportunidade de Ramadan e temos a esperança de reforma nele. Uma vez que prometemos a nós mesmos antes de seu ingresso com o retorno verdadeiro, com arrependimento sincero, com uma lágrima quente, com uma alma saudosa. Porém, toda vez que Satanás eliminar a esperança e despertar a alma ordenadora do mal a trair o seu compromisso, as noites e os dias retornam, retornando ao compromisso anterior como se não se beneficiasse com a sua luz e iluminação.

Eis-nos, caros irmãos, no limiar do mês e da nova safra de benefícios. Que Ramadan será o seu desta vez? Será o Ramadan dos preguiçosos proteladores, ou o Ramadan dos rápidos renovadores? Será o Ramadan do arrependimento ou o Ramadan da saudade? Será o mês das dádivas ou das desgraças? Será o mês do jejum e das orações noturnas? Mês dos jantares, dos filmes e das paixões? Isto é o que se choca no coração e gira na mente.

Eis que surge a lua nova de Ramadan e apareceu o seu semblante feliz. A lua nova de Ramadan apareceu, suas sombras se estabeleceram, e sua glória se firmou, sua beleza se estendeu. Somos cobertos por uma safra generosa repleta de méritos, de dádivas enormes, de benefícios gloriosos e nobres. Dia e noite de Ramadan são sopros de bem e zéfiros de misericórdia e da satisfação. Quão deliciosos dias perfumados com a recordação e da obediência. Quão belos dias iluminados com as súplicas dos desejosos e a nostalgia dos arrependidos.

Ramadan, o presente e o prêmio divino. Allah diz: "O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós observar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais" (Alcorão, 2:182).


Um Mês que supera os outros por uma noite,

Que equivale a mil meses, um mês que é sobejamente preferido.

Bem-aventurado o servo que bem jejua

E suplica ao Soberano de manhã e à noite

Durante a noite fica recitando o seu Livro

Em estado de total ascetismo.


Caro irmão, o mês de Ramadan é uma das oportunidades da Outra Vida que contêm em suas dobras o perdão dos pecados e dos erros. Quantas vezes as oportunidades passam por nós sem percebermos. Esta é uma importante oportunidade que contém a felicidade eterna do ser humano. Onde estão os empreendedores? Onde estão os apressados?

O jejum é uma escola que instrui os muçulmanos, educa os adoradores, e treinam nele os piedosos.



O mês de Ramadan chegou com as bênçãos. Portanto, honre o seu visitante.

Sim, é o mês das benesses e das misericórdias. Ramadan é o mês da obediência, dos parentes, da piedade, da benevolência, do perdão, da misericórdia, da satisfação, da libertação do Fogo. Os dois compêndios das tradições autênticas relatam que Abu Huraira narrou que o Profeta (S) disse: "Quando chega o mês de Ramadan, abrem-se as portas do Paraíso e se fecham as do Inferno, e os demônios permanecem acorrentados" Ele também narrou que o Profeta (S) disse: "Na primeira noite de Ramadan, os demônios serão acorrentados, os gênios dispersos e as portas do Inferno fechadas. Nenhuma porta dela será aberta. Um arauto clamará: 'Ó ansioso pelo bem aproxime-se, ou quem deseja o mal afaste-se, Allah irá libertar do Fogo. E isto toda noite." (Compilado por Tirmizi)

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Que Ramadan é o seu?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2023

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo