Que Ramadan é o seu?
Enviado por admin em 16/08/2010
1 – A esperança das pessoas antes de Ramadan. 2 - Alguns méritos de Ramadan. 3 - Dos frutos de Ramadan. 4 - Tipos de pessoas na recepção de Ramadan. 5 – Como devemos estar em Ramadan. 6 – Ramadan, uma oportunidade verdadeira para a mudança.


Louvado seja Allah, Senhor do Universo. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah e presto testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Allah. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, aos seus familiares, aos seus companheiros e aos seus seguidores até o dia do Juízo.

Uma vez que pensamos em aproveitar a oportunidade de Ramadan e temos a esperança de reforma nele. Uma vez que prometemos a nós mesmos antes de seu ingresso com o retorno verdadeiro, com arrependimento sincero, com uma lágrima quente, com uma alma saudosa. Porém, toda vez que Satanás eliminar a esperança e despertar a alma ordenadora do mal a trair o seu compromisso, as noites e os dias retornam, retornando ao compromisso anterior como se não se beneficiasse com a sua luz e iluminação.

Eis-nos, caros irmãos, no limiar do mês e da nova safra de benefícios. Que Ramadan será o seu desta vez? Será o Ramadan dos preguiçosos proteladores, ou o Ramadan dos rápidos renovadores? Será o Ramadan do arrependimento ou o Ramadan da saudade? Será o mês das dádivas ou das desgraças? Será o mês do jejum e das orações noturnas? Mês dos jantares, dos filmes e das paixões? Isto é o que se choca no coração e gira na mente.

Eis que surge a lua nova de Ramadan e apareceu o seu semblante feliz. A lua nova de Ramadan apareceu, suas sombras se estabeleceram, e sua glória se firmou, sua beleza se estendeu. Somos cobertos por uma safra generosa repleta de méritos, de dádivas enormes, de benefícios gloriosos e nobres. Dia e noite de Ramadan são sopros de bem e zéfiros de misericórdia e da satisfação. Quão deliciosos dias perfumados com a recordação e da obediência. Quão belos dias iluminados com as súplicas dos desejosos e a nostalgia dos arrependidos.

Ramadan, o presente e o prêmio divino. Allah diz: "O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós observar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais" (Alcorão, 2:182).


Um Mês que supera os outros por uma noite,

Que equivale a mil meses, um mês que é sobejamente preferido.

Bem-aventurado o servo que bem jejua

E suplica ao Soberano de manhã e à noite

Durante a noite fica recitando o seu Livro

Em estado de total ascetismo.


Caro irmão, o mês de Ramadan é uma das oportunidades da Outra Vida que contêm em suas dobras o perdão dos pecados e dos erros. Quantas vezes as oportunidades passam por nós sem percebermos. Esta é uma importante oportunidade que contém a felicidade eterna do ser humano. Onde estão os empreendedores? Onde estão os apressados?

O jejum é uma escola que instrui os muçulmanos, educa os adoradores, e treinam nele os piedosos.



O mês de Ramadan chegou com as bênçãos. Portanto, honre o seu visitante.

Sim, é o mês das benesses e das misericórdias. Ramadan é o mês da obediência, dos parentes, da piedade, da benevolência, do perdão, da misericórdia, da satisfação, da libertação do Fogo. Os dois compêndios das tradições autênticas relatam que Abu Huraira narrou que o Profeta (S) disse: "Quando chega o mês de Ramadan, abrem-se as portas do Paraíso e se fecham as do Inferno, e os demônios permanecem acorrentados" Ele também narrou que o Profeta (S) disse: "Na primeira noite de Ramadan, os demônios serão acorrentados, os gênios dispersos e as portas do Inferno fechadas. Nenhuma porta dela será aberta. Um arauto clamará: 'Ó ansioso pelo bem aproxime-se, ou quem deseja o mal afaste-se, Allah irá libertar do Fogo. E isto toda noite." (Compilado por Tirmizi)

O jejum reforma os seres, incentiva o adquirir os méritos e se afastar dos males, Nele os pecados são perdoados, expia os males, as benevolências aumentam. O Profeta (S) disse: "Quem jejuar durante o mês de Ramadan com fé e esperança ser-lhe-ão perdoados os pecados passados." (De consenso).

Sim, servos de Allah, o mês de Ramadan é motivo de expiação dos pecados e das maldades, a não ser os pecados graves. O Profeta (S) disse: "As cinco orações diárias, da sexta-feira à outra, de Ramadan a outro, são penitência dos pecados entre eles, se evitarem os pecados graves." (compilado por Musslim). E disse: "A tentação do ser humano, com a família, os bens e o vizinho é expiada com a oração, o jejum e a caridade." (de consenso).


O mês de Ramadan possui o atendimento das súplicas, o alívio das aflições. O Profeta (S) disse: "Cada muçulmano tem uma súplica atendida que ele faz no mês de Ramadan." Ele também disse: "A súplica de três pessoas não são rejeitadas: do jejuador até quebrar o jejum, do Imam justo e do oprimido." (Compilado por Ahmad).

Eis a oportunidade de Ramadan. Que Ramadan será o seu? Eis a dádiva de Ramadan. Que você vai fazer? O que vai ser?


Ramadan chegou como horta dos servos

Para purificar os corações da imoralidade.

Cumpre os seus direitos em palavras e atos

E toma-o como provisão para a eternidade.

Quem plantar e não regar as sementes,

Arrepender-se-á no dia da colheita.


Um mês com esses aspectos, méritos e nobreza é raro pelo aproveitamento e pela importância. Quem bom, irmão muçulmano, que você o recebesse e aproveitasse dele! Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: "Já chegou o mês de Ramadan, um abençoado mês. Foi estabelecido o jejum durante ele. Nele, as portas do Paraíso se abrem e as portas do Inferno se fecham e os demônios são acorrentados. Possui uma noite melhor do que mil meses. O desventurado é quem for privado do perdão de Allah durante esse fabuloso mês." (Compilado por Ahmad).

O Profeta (S) costumava anunciava aos companheiros a chegada de Ramadan. Fazia-o para afastar as aflições, renovar o entusiasmo e preparar as pessoas para melhorarem as relações na oportunidade de Ramadan, e não perdê-la. Esta era a conduta dos nossos antecessores (que Allah tenha misericórdia deles). Mu'alla Ibn Al Fadhl disse a respeito dos antecessores: "Costumavam suplicar a Allah, Exaltado seja, durante seis meses para que possam alcançar o mês de Ramadan, e suplicavam por mais seis meses para ser aceito deles. "Yahia Ibn Kacir (Rahamahullah) disse que uma de suas súplicas era: 'Ó Allah, entrega-me para Ramadan, entrega Ramadan a mim e aceita-o de mim."

Caros irmãos: A chegada de Ramadan após o anterior indica a sucessão dos dias. Os dias se vão, os anos correm e todos os mortais que observem esperem. O inteligente é quem aproveita as oportunidades da misericórdia e do perdão.


O mês de Ramadan está chegando, servos de Allah. Que Ramadan vai ser o seu? Qual é a sua preparação? Quais são as cerimônias para recebê-lo? Quanto à recebê-lo, as pessoas se dividem: Será que você, caro irmão, da parte que se alegra com a sua chegada, porque aumenta mais a sua aproximação de Allah, Exaltado seja? Esta é a conduta dos crentes muçulmanos: "Ó humanos, já vos chegou uma exortação do vosso Senhor, a qual é um bálsamo para a enfermidade que há em vossos corações, e é orientação e misericórdia para os crentes. Dize: Contentai-vos com a graça e a misericórdia de Allah! Isso é preferível a tudo quanto entesourarem." (10:57-58). O nosso Profeta, Mohammad (S), lidera estes. Ibn Abbás (R) relatou: "O Profeta era a pessoa mais generosa durante o mês de Ramadan, quando o Anjo Gabriel o encontrava a toda noite, fazendo-o recordar do Alcorão. O Profeta (S) era mais generoso do que os ventos fertilizantes." (Do consenso).

Há outro tipo – que Allah nos livre de pertencermos a ele – não conhece o seu Senhor a não ser durante o mês de Ramadan. Não pratica a oração, não recita o Alcorão a não ser em Ramadan. Este é um arrependimento falso, enganadora e sedutora de Satanás. Péssimas pessoas são as que não conhecem a Allah a não ser em Ramadan.

Ai das pessoas infelizes que recebem o Ramadan com desgosto, protesto e embaraço, de que é um mês de fome durante o dia e satisfação durante a noite. Alguns desobedientes o consideram como privação de seus péssimos desejos. São como os lobos que uivam durante a noite, e como a carne putrefata durante o dia que ronca como ronca o touro. Estranho, como reclamar do mês da satisfação e da misericórdia? Por Allah, é o mês das benesses, das dádivas e da bênção. Cada uma dessas pessoas – que Allah os oriente – sente a privação dos desejos. Por isso, quando o mês de Ramadan chega, vê-os tristes pela sua chegada, porque desejam desfrutar das coisas ilícitas.

Caro muçulmano, a graça de Allah para consigo é que prolonga a sua vida, permitindo que alcance as benesses desse magnífico mês. Agradeçam a Allah – servos de Allah – por terem-no alcançado, por ter-lhes dado tempo de aproveitá-lo. Quantas pessoas desejavam e tinham esperança de alcançá-lo e não conseguiram. Foram surpreendidos pela morte e pereceram.

Caro muçulmano, alcançamos o mês de Ramadan, quantos entes queridos perdemos! Ramadan nos chegou, e quantos parentes tivemos de estender! Jejuamos, e quantos enterramos!

Servo de Allah, serva de Allah. Será que outro Ramadan virá e vocês estão com saúde e bem-estar? Quantas pessoas jejuaram o mês de Ramadan passado com saúde, disposição e bem-estar e no Ramadan seguinte está de cama, prisioneiro da doença. Virá outro Ramadan para você e esteja em segurança junto com seus familiares e bens?

Servo de Allah, que vive em segurança desfrutando das benesses de Allah. Imagine-se um daqueles que jejuam, sendo prisioneiros ou fazem a refeição da madrugada e quebram o jejum nas fronteiras e nos abrigos. Imagine-se um dos que necessitam quebrar o jejum em defesa da pessoa e da religião. Imagine-se um daqueles famintos, expulsos, fugitivos como acontece com os muçulmanos palestinos em Gaza e outros muçulmanos em outros lugares que sofrem humilhações e vergonha, separação, cativeiro, domínio dos incrédulos e dos opressores.

Ramadan é o mês de se pensar nos irmãos muçulmanos. Que Ramadan é o seu? Você pensa nos irmãos nas longínquas regiões da terra? O muçulmano que está jejuando deve pensar e sentir as dores dos muçulmanos. Deve pensar nas condições de seus irmãos em todo lugar. Se sentir fome, lembra-se de milhares de estômagos famintos à espera de um pão. Há quem conceda alimento? Se sentir sede lembra-se que há milhares de estômagos sedentos à espera de uma gota de água. Há quem forneça água? Se vestir uma roupa, lembra-se que milhares de corpos sem roupa. Há quem conceda roupa? Ele sente as dádivas de Allah, Exaltado seja, quando lhe concede a consoada (sahur) e o desjejum e outro é privado, concede-lhe roupa e outro está maltrapilho. Louvado seja Allah pelas Suas dádivas.

Ramadan é o mês de culto. Que Ramadan é o seu? Você vai aproveitá-lo para educar-se nos cultos? O jejum nos educa nos cultos. Mesmo que o muçulmano adore ao seu Senhor em todos os meses e os dias, porém, durante o mês de Ramadan frequenta um curso de adoração que acrescenta um gole a mais aos goles de obediência e sabores da fé e da sinceridade para fortalecer-se para o resto dos meses, tornando esta oportunidade um estímulo para a prática do bem. Aicha (R) disse: "O Rassulullah (S) era mais ativo em Ramadan do que nos outros meses" (compilado por Musslim).

As noites de Ramadan são a coroa das noites do ano. Nelas os horários são claros e as invocações são doces. O Profeta (S) disse: "A melhor oração após as orações obrigatórias são as orações noturnas." O mês de Ramadan é o mês das orações noturnas. O Profeta (S) disse: "Quem praticar as orações noturnas durante o mês de Ramadan, com fé e esperança, seus pecados anteriores serão perdoados." (Muttafac Alaih). As orações noturnas durante o mês de Ramadan é uma questão estabelecida. O muçulmano deve ser assíduo na prática das orações Tarawíh, que as complete com o Imam e depois vá embora. O Profeta (S) disse: "Quem praticar as orações noturnas com o Imam e depois vai embora, é como se tivesse praticado orações por toda a noite." (narrado pelos autores dos "Sunan") Rendemos graças e louvores a Allah. A pessoa que ora durante uma hora com o Imam é como se tivesse orado por toda a noite.

Não devemos esquecer, caros irmãos, das orações obrigatórias, primeiro, praticá-las nas mesquitas, em congregação. Allah, Exaltado seja, gosta que se aproxime d'Ele com os preceitos obrigatórios. Não podemos esquecer o obrigatório e nos preocuparmos com o voluntário e o desejável.

Ramadan é o mês dos sopros abençoados. Porque não praticamos Ramadan? Porque não experimentamos o sabor do Alcorão e o sabor das invocações e das súplicas? Por que não experimentamos o horário da sahur e parte da noite? Por que não nos colocamos entre as Mãos do nosso Senhor? O nosso Senhor, concede-nos na última parte da noite a presença de sua Majestade e Magnificência, oferecendo Seus sopros e Sua misericórdia. Por que não aproveitamos as misericórdias de Allah?

Porém, quão infelizes são os privados! Quão infelizes aos tentados que transformam o horário de sahur e o horário do pedido de perdão, o tempo da Presença Divina uma oportunidade para a diversão, observação dos canais, de olharem as coisas ilícitas. Quão infelizes são os servos!

Ramadan é o mês da piedade. Que Ramadan é o seu? Será que nos treinamos e nos acostumamos a abandonar as desobediências? Ramadan é a oportunidade para se abandonar os pecados. O significado supremo do jejum é reunir entre a piedade sensível e a virtual. Quem negligenciar uma o seu jejum não será completo. Por isso, Allah, Exaltado seja, diz: "Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Allah" (2:183). Este versículo confirma o dizer do Profeta (S): "Quem não se abster do falso testemunho e da sua prática, não precisa se abster da comida e da bebida." (compilado por Bukhári). Alguns antecessores disseram: "A parte mais fácil do jejum é abster-se da comida e da bebida."

Ó adeptos do jogo e da diversão, ó adeptos dos programas e dos concursos, o seu Profeta (S) disse: "O jejum verdadeiro não e a abstenção da comida e da bebida apenas, mas da abstenção das futilidades e das obscenidades" (compilado por Ibn Hibban). Este é o jejum. Se isto for realizado nele será um escudo contra as desobediências. O jejum que não o veda de olhar o ilícito, de ridicularizar e insultar, de se enfeitar e se rivalizar, de caluniar e de disse me disse, de difamar as honras não é jejum. Mas o verdadeiro jejum é abster-se das futilidades e das obscenidades. Se isto for realizado, será um escudo contra as desobediências e um escudo contra o Inferno. O Profeta (S) disse: "O jejum é escudo com o qual o servo se defende do Inferno." (compilado por Ahmad). Ele disse também: "O jejum é escuro. Quem for jejuar deve se abster das obscenidades, das imoralidades e das ignorâncias. Se alguém o insultar deve lhe dizer: 'Estou em jejum.'" (Bukhári e Musslim). Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: "Infeliz o jejuador que não sente com o seu jejum além da fome. Infeliz o praticante das orações noturnas que não aproveita de suas orações além da insônia." (Compilado por Ibn Mája).

O nobre companheiro, Jábir Ibn Abdullah (R) disse: "Quando você jejuar devem jejuar também a sua audição, a sua visão, a sua língua deve se abster da mentira e das coisas ilícitas. Não deve prejudicar ao vizinho. Deve permanecer em solenidade e paciência. Não devem o dia de jejum e o dia sem jejum serem iguais."

Alguns seduzidos clicam o controle remoto nas mulheres nuas. Durante uma só noite cada um deles perscruta o mundo, Oriente e Ocidente, corrompendo o seu jejum, olhando o ilícito, com diversão ilícita e cometendo o ilícito.

Digo para aqueles que foram caíram vítimas desses canais ou revistas, ou aos que perdem o seu tempo em coisas inúteis, porque não pensamos em trocar o mal pelo bem? Por que não tomamos banho com a água do arrependimento que nos orienta para nos livrarmos dos pecados? Por que não transformamos este nobre mês no início de abandonarmos todas as sujeiras, principalmente quando estamos preparados para as benesses?

Talvez seja, caros irmãos, o início do fim, se Deus quiser, de tudo que afasta de Allah e O irrita. Talvez seja o início da verdadeira partida para as coisas benéficas e para a satisfação do Senhor dos Céus e da Terra.


O Ramadan é o mês do arrependimento. Qual será o seu Ramadan? O Profeta (S) subiu ao púlpito e disse: "Amém, amém, amém." Foi-lhe perguntado: "Ó Rassulullah, subiste ao púlpito de disseste: 'Amém, amém, amém!' Respondeu: "O Anjo Gabriel (AS) veio ter comigo e disse: 'Quem presenciar o mês de Ramadan e não for perdoado irá para o Inferno. Diga: Amém.' Eu disse: Amém." (Compilado por Ibn Hibban).


Tenham cuidado: Ninguém será perdoado e ninguém será resgatado com dinheiro. Preparem-se. Mostrem a Allah o melhor de vocês. Com a seriedade se alcança a conquista, com a determinação ultrapassa-se o obstáculo. Fiquem sabendo que quem permanecer preguiçoso, fica desiludido e a sua derrota é certa.

Ó servo de Allah, é hora da seriedade se você for sério. Esta é a safra do arrependimento e de retorno. As dádivas de seu Senhor são oferecidas. Quando se arrependerão os que se excederam nos pecados e cometeram muitas desobediências, se não o fizer durante o mês de Ramadan? Quando retornará se não retornar no mês da misericórdia e da indulgência? Apressem o retorno a Allah, batem à Sua Porta, peçam muitos perdões, aproveitem o tempo dos lucros. Os dias da safra são contados. Os tempos dos méritos são testemunhados. O Ramadan possui tesouros valiosos que não devem ser perdidos com jogo e diversão e nas coisas fúteis. Vocês não sabem quando retornarão para Allah, se conseguem presenciar ou não outro Ramadan. O inteligente e racional é quem reflete por si, pensa nos seus defeitos, reforma-se antes de ser surpreendido pela morte e seus atos cessarão, transferindo-se para o purgatório, e então para o local de prestação de contas.

Que Allah torne o nosso jejum verdadeiro e aceito, que o torne fé e esperança, fé naquele que Ele possui e esperança na Sua recompensa.

Pedimos a Ele que nos permita jejuar durante o mês e consigam a recompensa, aufira a Noite do Decreto. Peço-Lhe que nos torne dos que o jejuem e pratiquem as orações noturnas com fé e esperança. Ó Allah, registre o nosso jejum na conta dos jejuadores e as nossas orações na conta dos praticantes das orações noturnas.

Em Allah está o sucesso e que a Sua paz e bênção estejam com o nosso Profeta Mohammad.


Sermão do Cheikh Mohammad Ibn Ibrahim Assabr. Resumido pelo Cheikh Zakariya.