Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Evidência de que a fé é afirmação verbal - Qual é o status dos profetas no Islam? - O que se entende por homens estarem encarregados por mulheres - Fatores de firmeza no Islam - A orientação está nas mãos de Allah - Condições de adoração no Islam - Como Aumentar Seu Amor pelo Profeta Muhammad - Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah - Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento? - Como os livros das ações serão distribuídos - Deveres de um muçulmano para com um não-muçulmano - Como ele deve administrar sua riqueza - Condições para a du’aa ser aceita por Allah - Posicionamento do Islam em relação a outras religiões - Regra sobre o casamento plural e suas condições -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
O politeísmo é uma opressão poderosa (parte 2 de 2)
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Descrição: Não há pecado pior que associar parceiros a Deus.  Parte 2: Lista das várias desvantagens do politeísmo.

Por Sheikh Salih al-Zahrani (islamtoday.net)[editado por IslamReligion.com]

 

A opressão que é o politeísmo

Os efeitos negativos do politeísmo no estado mental e emocional de uma pessoa são numerosos.  Alguns deles foram mencionados no livro de Deus.  Mencionaremos brevemente alguns, por meio de exemplos:

1.    Falta de segurança, contentamento e paz interior.

Deus diz, nos transmitindo as palavras que Abraão (que a paz esteja sobre ele) falou a seu povo: "E como hei de temer o que idolatrais, uma vez que vós não temeis atribuir parceiros a Deus, sem que Ele vos tenha concedido autoridade para isso? Qual dos dois partidos é mais digno de confiança? Dizei-o, se o sabeis. Os crentes que não obscurecerem a sua fé com injustiças obterão a segurança e serão iluminados." (Alcorão 6:81-82)

A opressão mencionada nesse versículo se refere ao politeísmo.

2.    Declínio moral e intelectual. Isso deriva de pessoas adorando outras como elas próprias, que não possuem a habilidade de ajudá-las ou prejudicá-las.  Ainda pior, adoram objetos inanimados que não ouvem e nem veem.

Deus diz: "Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d’Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!" (Alcorão 9:31)

Deus diz: "Ó meu pai, por que adoras quem não ouve, nem vê, ou que em nada pode valer-te?" (Alcorão 19:42)

Ele diz: "Quando os invocardes, não ouvirão a vossa súplica e, mesmo se a ouvirem, não vos atenderão. E no Dia da Ressurreição renegarão a vossa idolatria; e ninguém te informará (ó humano) como o Onisciente." (Alcorão 35:14)

Ele diz: "Rogai, pois, embora o rogo dos incrédulos seja improfícuo!" (Alcorão 40:50)

3.    A busca por incertezas e mentiras.

Deus diz: "Não é certo que é de Deus aquilo que está nos céus e na terra? Que pretendem, pois, aqueles que adoram os ídolos em vez de Deus .? Não seguem mais do que a dúvida e não fazem mais do que inventar mentiras!" (Alcorão 10:66)

4.    Inconsistência no comportamento, pensamento e adoração.

Deus diz: "E sua maioria não crê em Deus, sem atribuir-Lhe parceiros." (Alcorão 12:106)

5.    Confusão e a incapacidade de distinguir entre o que é benéfico e o que é prejudicial.

Deus diz: "Dize: "Ou tomais, além Dele, protetores que não trazem, para si mesmos, benefício nem prejuízo?" Dize: "Poderão equiparar-se as trevas e a luz? Atribuem, acaso, a Deus parceiros, que criaram algo como a Sua criação, de tal modo que a criação lhes pareça similar? Dize: Deus é o Criador de todas as coisas, porque Ele é o Único, o Irresistibilíssimo." (Alcorão 13:16)

6.    Oportunismo desmedido e uma tendência a tirar vantagem dos outros. Essa é a atitude que pessoas que adoram divindades além de Deus exibem em sua relação com Deus.

Deus diz: "Logo, quando Ele vos livra da adversidade, eis que alguns de vós atribuem parceiros ao seu Senhor." (Alcorão 16:54)

Ele diz: "Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros." (Alcorão 29:65)

Ele também diz: "Quando a adversidade açoita os humanos, suplicam contritos ao seu Senhor; mas, quando os agracia com a Sua misericórdia, eis que alguns deles atribuem parceiros ao seu Senhor." (Alcorão 30:33)

Adoram a Deus sinceramente quando enfrentam dificuldades e depois que Deus lhes dá alívio, voltam a adorar outras divindades além de Deus.

7.    Idolatria e outras formas de politeísmo dão a Satanás um meio de ter poder sobre o politeísta. Consequentemente, muitos dos comportamentos e atitudes do politeísta são derivados de sussurros e sugestões de Satanás.

Deus diz: "Quando leres o Alcorão, ampara-te em Deus contra Satanás, o maldito.  Porque ele não tem nenhuma autoridade sobre os crentes, que confiam em seu Senhor.  Sua autoridade só alcança aqueles que a ele se submetem e aqueles que, por ele, são idólatras." (Alcorão 16:98-100)

Deus diz: "Pela mesma razão, temos apontado a cada profeta adversários sedutores, tanto entre os humanos como entre os gênios, que influenciam uns aos outros com a eloquência de suas palavras." (Alcorão 6:112)

8.    Visão de mundo estreita e materialista. Quanto mais bênçãos o politeísta experimenta, mais imprudente e arrogante se torna, e mais negligente de seu Senhor.  Cada vez mais se aprofunda na adoração de suas outras divindades.

Deus descreve esse tipo de pessoa no Alcorão dizendo: "E abundante era a sua produção. Ele disse ao seu vizinho: Sou mais rico do que tu e tenho mais poderio. Entrou em seu parreiral num estado (mental) injusto para com a sua alma. Disse: Não creio que (este parreiral) jamais pereça, Como tampouco creio que a Hora chegue! Porém, se retornar ao meu Senhor, serei recompensado com outra dádiva melhor do que esta." (Alcorão 18:34-36)

Essas pessoas são gananciosas pela vida terrena.  Deus diz: "Tu os acharás mais ávidos de viver do que ninguém, muito mais do que os idólatras, pois cada um deles desejaria viver mil anos; porém, ainda que vivessem tanto, isso não os livraria do castigo, porque Deus bem vê tudo quanto fazem." (Alcorão 2:96)

9.    Indecisão, perplexidade e incoerência de pensamento. Um politeísta constata que sua vida está sempre acometida de incertezas, por conta dos números focos de adoração que tem.

Deus diz: "Deus propõe um exemplo: um servo que pertence a muitos sócios, disputando entre si, e um homem que pertence a um só homem. Poderão ser equiparados? Louvado seja Deus! Porém, a maioria dos homens ignora." (Alcorão 39:29)

10.  Depressão, frustração e desespero da misericórdia de Deus. Muitos idólatras cometem suicídio.

Deus diz: "A quem Deus quer iluminar, dilata-lhe o peito para o Islam; a quem quer desviar (por tal merecer), oprime-lhe o peito, como aquele que se eleva na atmosfera. Assim, Deus cobre de abominação aqueles que se negam a crer." (Alcorão 6:125)

Deus diz:  "E quem desespera a misericórdia do seu Senhor, senão os desviados?" (Alcorão 15:56)

Esses são apenas alguns dos efeitos perniciosos do politeísmo sobre as pessoas que se engajam nele.  Existem muitos mais.  Piores que tudo isso, entretanto, são as consequências que a idolatria tem sobre a pessoa na Outra Vida.  Uma pessoa que morre no politeísmo jamais será perdoada.  Será consignada ao Inferno eternamente.

Todo benefício e vantagem que uma pessoa constata ao adorar somente Deus é equiparado com uma porção igual de dano e sofrimento para o politeísta.

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10965/o-politeismo-e-uma-opressao-poderosa-parte-2-de-2/

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado O politeísmo é uma opressão poderosa (parte 2 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2023

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo