Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: O Estatuto da Família no Islam - Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas - Causas da apatia na fé e como remediar - O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete - O que fazer quando a fé em seu coração está esmorecendo? - Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos) - Os Profetas são Iguais? - A virtude de fazer muitos jejuns voluntários no mês de Muharram - Qual a virtude do mês de Muharram? - A facilidade para se converter ao Islam - A Realidade da Crença nos Mensageiros - O verdadeiro significado de ‘ubudiyah (verdadeira submissão a Allah) - Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil - Capítulo 106, Coraix (Os Coraixitas) - Capítulo 63, versículos 9-11: Não se torne um dos perdedores -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Aconselhamos a se afastar de todo pecado, menor ou maior, e que tenha cuidado e o evite, pois o pecado é uma má notícia para quem o comete. A seguir citaremos alguns dos efeitos do pecado, conforme descrito por Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele):

1 - Ser privado do conhecimento, pois ele é a luz que Allah faz chegar ao coração, e o pecado extingue essa luz. Quando al-Shaafa'i sentou-se diante de Maalik e leu para ele, ele o admirou por causa de sua inteligência, vigilância e compreensão. Ele disse: "Eu acho que Allah fez com que a luz entrasse no teu coração, então não a extinga com a escuridão do pecado".

2 - Ser privado de provisão. Em Musnad Ahmad é narrado que Thawbaan disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Um homem é privado de provisão por causa dos pecados que comete.’" (Narrado por Ibn Maajah, 4022, classificado como hasan/bom por al-Albaani em Sahih Ibn Maajah).

3 – Sentimento de alienação que acontece entre a pessoa e seu Senhor, e entre esta e outras pessoas. Um dos salaf (predecessores virtuosos) disse: “Se eu desobeço Allah, eu vejo a desobediência na atitude do meu animal de montaria e em minha esposa.”

4 – As coisas tornam-se difíceis para ele, então, ele não volta sua atenção a qualquer assunto sem que ache o caminho bloqueado ou difícil. Do mesmo modo, quem teme a Allah, as coisas tornam-se-lhe fáceis.

5 – O pecador encontrará escuridão em seu coração, a qual o fará sentir-se da mesma forma que sente a escuridão da noite. Assim, esta escuridão afeta seu coração tal como a escuridão física afeta sua visão. Porque obediência é luz e desobediência é escuridão. Quanto mais forte a escuridão se torna, maior será sua confusão, até que ele caia em inovação, desorientação e outras coisas que levam à perdição, sem que ao menos perceba, como um cego que sai na escuridão da noite, caminhando sozinho. Esta escuridão torna-se mais forte até que cubra os olhos, então torna-se mais mais forte até que cubra a face, que parece escura e isto é visto por todos. ‘Abd-Allaah ibn 'Abbaas disse: "As boas obras tornam o rosto leve, dão luz ao coração e trazem provisão, força física e amor aos corações das pessoas. As más ações tornam o rosto escuro, dão escuridão ao coração e provocam fraqueza física, falta de provisão e ódio nos corações das pessoas."

6 – Privação de adoração e obediência. Se o pecado não trouxe nenhum castigo fora este, o qual impede que uma pessoa pratique um ato de adoração que seja o oposto do pecado e interrompa o acesso a outros atos de adoração, isso seria ruim o suficiente. Então, o pecado impede um terceiro caminho e um quarto caminho e assim por diante, e por causa do pecado, ele é impedido de muitos atos de adoração, cada um dos quais teria sido melhor para ele do que este mundo e tudo que há nele. Então, ele é semelhante ao homem que come comida que provoca uma longa doença, e, portanto, ele é privado de muitos outros alimentos que são melhores do que aquele. E Allah é o Único de Quem buscamos ajuda.

7 – O pecado gera pecado até que domina a pessoa e esta não consegue escapar disso.

8 – O pecado enfraquece a força de vontade do indivíduo. Ele gradualmente fortalece sua vontade de cometer o pecado e enfraquece sua vontade de se arrepender, até que não haja vontade alguma em seu coração de se arrepender... de modo que ele procura perdão e expressa arrependimento, mas são meramente palavras nos lábios, como o arrependimento dos mentirosos , cujos corações ainda estão determinados a cometer o pecado e persistirem nele. Esta é uma das doenças mais graves que são mais suscetíveis de levar à desgraça.

9 – Ele se tornará insensível e não mais achará o pecado abominável, então isso se tornará seu hábito, e ele não se sentirá incomodado se as pessoas o virem cometer o pecado ou falarem sobre ele.

Para os líderes da imoralidade, este é o descaramento absoluto em que eles encontram um grande prazer, de modo que se sentem orgulhosos de seus pecados e falarão disso para pessoas que não sabem que o fizeram, dizendo: "Ó fulano, eu fiz isso e isso". Tais pessoas não podem ser ajudadas e o caminho para o arrependimento está bloqueado para eles na maioria dos casos. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Todos da minha ummah (seguidores) ficarão bem, exceto aqueles que cometem pecado abertamente, e isso inclui casos em que Allah oculta o pecado de uma pessoa, mas na manhã seguinte ele expõe a si mesmo e diz: ‘Ó fulano e beltrano, eu isso e isso ontem à noite, então ele se expõe descaradamente quando durante toda noite o Senhor escondeu seu pecado.’" (Narrado por al-Bukhari, 5949, Muslim, 2744).

10 – Quando existem muitos pecados eles deixam uma marca no coração da pessoa que os comete, de forma que ela se torna uma dentre ss negligentes. Como disse um dos salaf, com relação à ayah (versículo) –

“Em absoluto, não o são! Mas, o que eles cometiam lhes enferrujou os corações (Raan, coberto de pecados e má ações)”

(al-Mutaffifin 83:14 – interpretação do significado) – isto significa pecado após pecado.

Como isso começa é que o coração torna-se manchado pelo pecado, e se o pecado aumenta, então a mancha aumenta até que se torna a raan (cobertura de pecado e más ações), depois aumenta até que se torna um selo, e o coração torna-se coberto e selado. Se isso acontece depois da pessoa ser guiada e de ter entendido, então seu coração está de cabeça para baixo e, neste ponto, o shaitan ganha controle sobre ele e o direciona conforme quiser.

 

https://islamqa.info/pt/answers/23425/o-pecado-e-seus-efeitos-em-quem-os-comete

Hierarquia do Artigo:
Artigos Variedades O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2019

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo